sábado, 16 de abril de 2011

Palestra sobre saúde na Zona Leste

A notícia está no site da prefeitura de Maringá: 

Moradores do Conjunto Lea Leal participaram nesta sexta-feira (15) de café da manhã com palestra sobre tabagismo no Centro do Idoso Eliseu Gianini. As atividades foram organizadas pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morangueira e do Centro do Idoso, e contaram com o apoio do Paraná Banco. Além das ações sobre o tabagismo, a população passou por avaliações de saúde.
       O casal Wilson Del Pintor, 71 anos, e Dulce Del Pintor, 70 anos, participou das atividades. Dona Dulce destacou a importância da palestra para conscientização sobre os riscos do tabagismo. “Se meu irmão não fumasse ele estaria entre nós neste momento”, afirmou Dulce, lembrando do irmão falecido há alguns anos vítima de câncer no pulmão.
       Para a diretora da UBS Morangueira, Aline Pereira dos Santos, as atividades  aproximam a comunidade das ações dos postos de saúde. “Este trabalho educativo é fundamental para trabalharmos a prevenção de doenças e fazer com que as pessoas sejam multiplicadoras de hábitos saudáveis para os membros de sua família”, destacou.
       O combate ao tabagismo é um dos temas integrantes do programa municipal “Maringá Saudável”. Nas feiras de saúde nos bairros oferece aos moradores avaliações, orientação e encaminhamento médico.

Riscos do Tabagismo

       De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o tabaco é causador da morte de quatro milhões de pessoas anualmente em toda a América. No ano 2030, matará 10 milhões de pessoas, sendo a principal causa prevenível de óbitos na região.
       Ainda segundo a organização, pessoas que fumam a longo tempo têm 50 % de possibilidade de morrer de uma doença relacionada com o tabaco. Metade dessas mortes ocorrerá na meia-idade (entre 35 a 69 anos). Além de causar várias formas de câncer e cardiopatias, o tabagismo causa também enfisema, doenças de obstrução crônica dos pulmões, gangrena e pode contribuir para a impotência sexual.
       Os não fumantes também correm riscos. O fumo passivo aumenta a probabilidade dos não fumantes para o câncer de pulmão e cardiopatias, incluindo a causa de doenças em crianças, como asma, bronquite e pneumonia, além de infecções do ouvido. O hábito de fumar durante a gestação também prejudica o desenvolvimento do feto, causando peso baixo ao nascer a nascimento prematuro e pode retardar o desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário